Com vasto patrimônio histórico e cultural, o Sri Lanka é um país peninsular, localizado ao sul da Índia. Recheado de paisagens de encher os olhos, que incluem praias e florestas, o antigo Ceilão tem um povo simpático e sorridente. Sua cultura é marcada por muita arte, artesanato, joias, seda, chá, especiarias e a ayurveda – milenar sistema de saúde indiano, que propõe restabelecer o bem-estar físico e emocional.
Na gastronomia, o curry e o arroz são a base da alimentação local. Os pratos são vivos, cheios de cores e de temperos como gengibre, chili, leite de coco, cardamomo e cominho. O país também é muito conhecido pela produção e consumo do Ceylon Tea, chá preto de caráter amadeirado e profundamente perfumado, considerado um dos melhores do mundo. A bebida típica é servida no início do dia e após todas as refeições.
O fascínio turístico de Petra se dá por sua impressionante história e beleza. A cidade, localizada em uma área desértica da Jordânia, foi totalmente esculpida pelo povo Nabateu. Com sistema avançado de canalização de água, o local foi desenhado na face de enormes rochas rosadas e alaranjadas após uma sequência de cânions. Ficando conhecido como importante ponto de passagem de rotas comerciais árabes antes da dominação romana.
Petra é um sítio histórico fechado – e uma das sete maravilhas do mundo. A cidade que serve de base para a visita, Wadi Musa, é simples, pequena e forrada de hotéis, lojas e restaurantes. Tudo é bastante simples e o povo ainda não está preparado para a onda crescente de turismo. Em vários pontos, infelizmente, vemos pessoas vendendo suas mercadorias com varais ou ganchos presos nas colunas e paredes milenares dentro do sítio histórico. A falta de cuidado ainda é um ponto delicado devido aos costumes enraizados do povo, que, muitas vezes, não percebe a importância desse tesouro.